BNDES

Os Produtos são os mecanismos mais básicos de crédito a longo prazo do BNDES. Eles definem as regras gerais de condições financeiras e procedimentos operacionais do financiamento. A cada Produto, aplicam-se Linhas de Financiamento. Elas seguem as condições do respectivo Produto. Porém, como as Linhas se destinam a beneficiários, setores e empreendimentos específicos, elas podem trazer regras adicionais, mais adequadas aos seus objetivos.

As condições financeiras do BNDES Finem variam conforme a linha de financiamento em que o beneficiário, setor ou investimento apoiado se encaixa.

Os Programas são voltados para um determinado segmento de atividade econômica. Possuem condições financeiras próprias, mas são operacionalizados em um ou mais Produtos de financiamento do Banco. Os Programas têm caráter transitório, com uma dotação orçamentária limitada e um prazo de vigência definido.

O apoio a projetos com recursos dos fundos administrados pelo BNDES também se destina a setores específicos de atividade. Em alguns casos, o apoio pode ser da modalidade não reembolsável.

Guias e orientações para a entrega de documentos necessários para formalizar pedidos de apoio financeiro ao Banco.

Planilha de projeções do BNDES.